Pesquisar este blog

Jingle Waguinho Senador

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DF e 25 estados vão permitir voto de presos provisórios

BRASÍLIA - Nas eleições deste ano haverá votação em 424 estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes do Distrito Federal e de 25 estados. Apenas Goiás não realizará esse tipo de votação. Além dos presos provisórios, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também irão votar nesses locais servidores do sistema penitenciário, membros da OAB, do Ministério Público, Defensoria Pública, mesários, entre outros servidores que estarão colaborando com a Justiça Eleitoral. No total são 20.099 eleitores aptos a votar.




Para fiscalizar a votação os candidatos poderão ir aos presídios. O partido ou a coligação também poderá designar um fiscal para acompanhar o pleito. O acesso dos presos e adolescentes à propaganda eleitoral é definido pelo juiz eleitoral e o diretor da unidade prisional ou de internação.

O voto do preso provisório não é novidade no Brasil e, em alguns estados, estabelecimentos penais já proporcionam a votação desde 2002, como é o caso de Sergipe. Nas eleições de 2008, 11 estados asseguraram a votação de presos provisórios em algumas penitenciárias e não houve ocorrência de nenhum incidente.

Fonte O GLOBO online

Nenhum comentário:

Postar um comentário